Quando um condutor faz uso dos máximos como deve proceder o condutor que circula em sentido contrário e que está a sofrer encadeamento? Deve também ligar os máximos ou dar sinais de luzes? 


Se pensarmos um pouco sobre o que diz o código da estrada, chegaremos à conclusão que não deveremos ligar os máximos, nem fazer sinais de luzes (supondo que fazer sinais de luzes seja ligar e desligar os máximos várias vezes).

Se consultar o apontamento sobre a iluminação verá que no cruzamento com outros veículos deverá usar os médios, e não pode utilizar os máximos.


Portanto, para responder corretamente a uma pergunta de exame, nunca deverá escolher uma resposta em que haja a opção de ligar os máximos ou fazer o tal sinal de luzes. Provavelmente a resposta correta será qualquer coisa como desviar o olhar da fonte luminosa, olhando para o chão na direção da berma da estrada, ou do limite da faixa de rodagem.


Na prática, o que a maior parte dos condutores costuma fazer é realmente um breve sinal de luzes, embora haja quem ligue os máximos e aguarde até o outro condutor desligar os dele. Julgo esta última opção totalmente errada, e a primeira (fazer um breve sinal de luzes)  embora também fora da lei, apropriada e não vejo que prejudique a condução do outro condutor. No entanto há que distinguir a nossa opinião da lei, e portanto a resposta a uma questão dessas é aquela que referi no parágrafo anterior.


Espero ter sido suficientemente claro, mas se não o fui deixe um comentário.

Sem comentários: